segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dentição dos cães

O cão adulto possui 42 dentes (20 na mandíbula superior e 22 na mandíbula inferior) e o cachorro tem 32. Ao nascer os cachorros não têm dentes. Os dentes de leite surgem a partir do 20º dia até à 5ª semana. Em seguida todos os dentes de leite são substituídos pelos definitivos entre o 4º mês e o 7º mês. As datas de erupção e muda podem variar em função da raça.

A formula dentária dos dentes definitivos do cão é: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares em cima e 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares em baixo.


Os cuidados com os dentes devem começar desde a mais tenra idade.

Verifique se os dentes de leite caíram. A permanência dos dentes de leite pode trazer vários problemas na saúde oral do seu animal.

Habitue o seu cachorro à escovagem dos dentes e à manipulação da boca.

Forneça uma alimentação correcta, evitando sempre os doces.

23 comentários:

  1. esta pagina deu jeito para o trabalho de CN

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cãozinho de SRN de tamanho pequeno, já fez três anos e agora estão aparecendo na arcada dentária inferior duas pontinhas afiadas e duras com aspecto de dentes, seriam dentes de nascimento tardio??? Ou será alguma má formação osséa do maxilar???

    ResponderExcluir
  3. Com 3 anos não deveriam estar a nascer dentes. Tem a certeza que só surgiram agora? O ideal era leva-lo ao seu médico veterinário porque sem ver é difícil dizer o que será.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Meu cão tem 15 meses e os dentes pre-molares ainda não nasceram. Será que esses dentes não irão nascer mais?

    ResponderExcluir
  5. Aos 15 meses a dentição já deveria estar completa. Alguns animais podem ter menos dentes do que a fórmula normal (anodontia) ou podem ter ficado com alguns dentes inclusos.
    Faltam-lhe todos os pre-molares ou só alguns?
    Se quiser ter a certeza do que se passa com o seu animal consulte o seu médico veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Minha cadela de 7 meses e meio fez uma cirurgia para retirar dentes de leite que estavam juntos com os permanentes. Durante a cirugia foram retirados dois incisivos de baixo que tambem eram de leite no entanto nao havia aparecido ainda os permanentes para evitar futura cirurgia e anestesia geral. No entanto ando preocupada, estes dentes vão nascer? O que posso fazer para auxiliar no seu surgimento?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde tenho uam cadela com 1 ano e 7 meses da raça Bull Terrier ,ela já mudou todos os seus dentes, só estar faltando 4 dentes, que são os 2 pré-molares superior e 2 pré-molares inferio , eu gostaria de saber se isso e uma falha em sua dentiçao ou ainda tem alguma oportunidade de nascer seus dentes ainda ?
    Existe uma iadade certa para que os caes mudem seus dentes permanentes ?
    aguardo resposta abração todos ...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, minha cachorrinha tem 2 pra 3 anos, o dentinho dela está mole, é normal? O que devo fazer?? Beijos..

    ResponderExcluir
  9. Dentes moles não é normal. Consulte o seu médico veterinário.

    ResponderExcluir
  10. ola tarde tenho uma cadela pastor belga de 4 meses e ele esta a ser treinada para morder, para praticar um desporto chamado de mondioring.
    e ontem num treino a morder uma manga perdeu 3 dentes incisivos superiores. o que axa?
    será melhor parar com o treino durante algum tempo?

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu ganhei um filhote de poodle, me disseram que é toy, e que está com 2 meses, ele é bem espertinho e está comendo ração Fino Trato super premium para filhotes, como posso saber se está mesmo com 2 meses de idade? Ele tem os dentes incisivos, caninos, e alguns no fundo que não sei dizer se são pre-molares ou molares superiores e inferiores, parece que tem uma falha de dentes depois dos caninos e depois começa uns dentes maiores.
    Alguem pode me responder?
    Obrigada pela atenção!
    Magda

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho um bull terrier filhote e a denticão dele não se encaixa. Os dentes inferiores são um poucos afastados e o canino de baixo fica alojado na gengiva. Tem tratamento ? Isso é normal em cães novos ?

    ResponderExcluir
  13. Ola!!
    Achei um cão na rua, não consigo indentificar a raça, acho que é misturado. Ele tem a fisionomia de um pinche so que com um porte maior, pelo rasteiro preto com partes do pescoço, patas, fucinho e sombrancelhas marrom e com machas branca no pescoço e nas duas patas traseiras, ja estou com ele desde o dia 13 de fevereiro de 2012, quando o peguei notei que ele ja havia dentição até os pre-molares, já o vermifuguei e hoje apliquei a segunda dose da vacina. Com esses dados da para saber mais ou menos a idade dele?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde
    Tenho um cão muito velho, que já não tem os incisivos.Gostaria saber que idade pode ter?
    C.S.C

    ResponderExcluir
  15. Ola minha cachorrinha tem 9 anos , os dentes dela ja cairão e naseceram d novo , ai cairão os dentes dela a uns 6 meses atraz e ela ficou sem dente , e agora estão nascendo novos dentes! oq sera q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  16. Olá, minha cadela possui apenas 4 incisivos na arcada inferior, isso e normal? ela e da raça poodle... obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estávamos preocupados, pois temos um Lhasa Apso, nosso bebê, rsss, fez 4 meses e os dentes começaram a cair, mas não sabia que os cães também trocavam os dentes, cheguei do serviço e o veterinário já estava fechado,procurando informações encontrei aqui, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. meu cachorrinho é srd , e tem 42 dias de nascido e percebi q a mandibula inferior é maior q a superior , sera se qd ele crescer vai ficar assim?

    ResponderExcluir
  19. Minha bulldog francêsa tem 3 meses e caíram quase todos os dentes da frente. Um está mole. É normal com essa idade? Ela acabou de fazer 3 meses.

    ResponderExcluir
  20. Meu cachorro tem 8 meses , percebi que ele tem duas fileiras de incisivos superior, ele é raça não definida, isso é normal? obrigada!

    ResponderExcluir
  21. meu cachorro tem 3 anos e o primeiro dente dele caiu ontem isso é normal ?

    ResponderExcluir
  22. boa tarde, adotei u cachorro e não sei quanto tempo ele tem .. pelos dentes acho que mais de 3 meses... até que idade um cachorro cresce?

    ResponderExcluir
  23. Ola meu cachorrinho tem 4 meses e já tem dentes de leita mais agora eu fui notar que está nascendo dentes atras dos de leite uma fileira como os dentes no ramal mais um atriz do outro e não sei o q fazer é normal isso acontece ? Logo apos vai cair os de leite e ficar somente os definitivos ??? Me ajudem por favor rápido por favorrr :-( ???? !!!!

    ResponderExcluir