quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tumor mamario

O aumento dos cuidados veterinários, a alimentação correcta e o maneio mais cuidado dos animais domésticos permitiram que o tempo de vida médio dos nossos animais de companhia seja muito superior. Consequentemente, doenças que geralmente acometem animais idosos tornam-se mais frequentes. É o caso, por exemplo, dos tumores.
Dentro dos tumores que surgem nas cadelas e gatas, o cancro de mama merece destaque. Eles representam cerca de 25 a 50% das neoplasias (termo correcto para definir o tumor) que atacam as fêmeas (cadelas e gatas).


E como detectar se o seu animal de estimação possui neoplasia mamaria? Os proprietários devem prestar atenção a aumentos de volume na região das mamas, devendo palpar esta região com alguma frequência. As alterações podem ser inchaço de consistência macia e aumento da temperatura no local, podendo ocorrer vermelhidão regional da pele, que podem ser mastites, comuns em fêmeas que estejam a amamentar ou com gravidez psicológica e/ou alterações hormonais. Esta situação requer tratamento mas não é tumoral. Por outro lado os tumores começam por pequenos nódulos que variam de tamanho e podem apresentar consistência muitas vezes endurecida. Estas pequenas formações podem ser benignas ou malignas (cancro). Os tumores benignos tendem a apresentar menor velocidade de crescimento, demorando meses ou anos para aumentar seu volume. Em contrapartida, os tumores malignos tendem a se desenvolver rapidamente, muitas vezes apresentando feridas em sua extensão. Além disso, o tumor mamário maligno apresenta a possibilidade de gerar metástases, ou seja, a migração de células tumorais para órgãos diversos, como pulmões, fígado e baço, que levam o animal à morte em curto espaço de tempo.


É bom lembrar que o tratamento cirúrgico é o de eleição. Mesmo nódulos pequenos, com aparência de benignidade, podem revelar focos de células malignas. A avaliação deve ser feita por um médico veterinário.
O factor tempo é primordial para o sucesso do tratamento e na expectativa de sobrevida do animal após a cirurgia. O diagnóstico e tratamento precoce são as palavras-chaves. Não ignore qualquer alteração da glândula mamária do seu animal, quanto mais cedo for tratada melhor. Se você tem uma cadela ou gata em casa, habitue-se a palpar as mamas do animal com frequência, de modo a detectar precocemente nódulos e tumores e, se alguma alteração for notada, procure imediatamente o médico veterinário para que as medidas correctas sejam adoptadas. Quando levar o seu animal a consultas de rotina peça também para procederem a um exame das glândulas mamárias pois os pequenos tumores às vezes passam despercebidos à palpação menos experiente.


O melhor método contraceptivo é a castração, pois a utilização de medicações, sejam anticoncepcionais ou abortivos, pode levar a maior predisposição ao aparecimento de tumores malignos.
Sabe-se que a castração é um método preventivo (99,95%) contra o aparecimento do cancro de mama se ela for realizada precocemente, antes do primeiro cio do animal. Após esse período, a taxa percentual de prevenção é reduzida, até se tornar nula.
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, animais que nunca tiveram crias não são mais susceptíveis ao tumor de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário