quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vacinação em gatinhos


Tal como nos cachorros, a vacinação dos gatinhos é muito importante para que eles se mantenham de boa saúde. A maior parte das doenças para que os gatos são vacinados são causadas por vírus sendo a maior parte delas graves e fatais, uma vez que o seu tratamento não é eficaz mas apenas conservativo.

Os gatinhos também recebem protecção através dos anticorpos enquanto se amamentam da sua mãe (principalmente das vacinadas). A vacinação deve começar quando estas defesas principiam a desaparecer. As vacinas dos gatinhos devem ser iniciadas às 8 ou 9 semanas (2 meses) e é conveniente que gato esteja desparasitado. As vacinas que podem ser feitas nesta fase são duas( uma com duas valências, a coriza e panleucopénia e outra que previne a leucose felina (FeLV)). As vacinas serão repetidas 3 semanas a um mês depois da primeira dose para que a protecção contra estas doenças seja completa. Todas estas vacinas devem ser repetidas anualmente durante toda a vida do animal.
Até o plano de vacinação estar completo deve-se evitar que o gato venha à rua e que contacte com outros gatos que não estejam vacinados uma vez que ainda não estão inteiramente protegidos e podem ser infectados por estes vírus.

Ao contrário dos cães, não existem vacinas obrigatórias para os gatos. O plano de vacinação do gato será diferente se este for exclusivamente de casa ou se tiver acesso ao exterior uma vez que algumas doenças são transmitidas apenas por contacto com outros gatos (FeLV). No entanto, existem doenças que os gatos podem contrair mesmo sem sair de casa, nem contactar com outros animais uma vez que os próprios donos podem trazer os vírus para dentro de casa. Ao andar na rua ou contactar com outros gatos as pessoas podem trazer vírus agarrados à roupa ou aos sapatos que resistem lá durante vários meses e que podem ser transmitidos aos gatos.

A vacina da raiva também pode ser dada a gatos a partir dos 3 meses. São vacinados animais que estejam em zonas de risco ou que viagem para países onde a vacina da raiva é obrigatória e a sua revacinação deve ser anual.

Coriza: é causada por um conjunto de dois vírus, o calicivírus e o herpesvírus felino. Atacam o aparelho respiratório e os olhos causando corrimento nasal e ocular, salivação, tosse, dificuldade respiratória, febre e perda de apetite, podendo chegar a causar pneumonia. Transmite-se através das secreções (espirros, lambidelas, lágrimas), e através de objectos ou pessoas que contactem com um gato doente. As gatas infectadas e não vacinadas eliminam o vírus após o parto contaminando os filhotes. Em gatos adultos e saudáveis pode não ser grave mas em gatinhos ou gatos idosos pode ser fatal.

Panleucopénia: a sua causa é o parvovírus felino. Os sintomas são perda de apetite, apatia, febre, vómitos e diarreia líquida que se vão agravando, podendo causar a morte. Este vírus é bastante resistente no ambiente e os animais são contaminados por contacto com gatos doentes ou com pessoas/objectos que tenham contactado com gatos doentes.

Leucose felina: é uma doença mortal causada pelo vírus da leucemia felina. A vacina é a única forma de prevenir a doença pois não existe tratamento. O vírus pode originar tumores malignos, enfraquecer o sistema imunitário e provocar anemia nos gatos. Os sintomas mais comuns são falta de apetite, fraqueza, diarreias e febre. Os animais infectados podem viver vários anos sem demonstrar sintomas, mas continuam a espalhar o vírus. A transmissão faz-se através do contacto com saliva, lágrimas, urina e fezes de gatos infectados, sendo a principal via as mordeduras entre gatos. Também pode ser transmitida de mães para filhos ainda durante a gravidez ou através do leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário