segunda-feira, 29 de junho de 2009

Carraças: um perigo à espreita

As carraças pertencem ao grupo dos artrópodes com maior importância dentro dos que afectam a saúde animal. Todos os tipos de carraças têm efeitos nocivos, nomeadamente a ingestão de sangue e a transmissão de doenças aos animais e ao Homem, vulgarmente conhecidas como febre da carraça. A ingestão de sangue por uma grande quantidade de carraças pode causar anemia levando a que o animal se torne mais susceptível a contrair outras doenças.

As carraças adultas diferenciam-se em machos e fêmeas, sendo a fêmea responsável por pôr os ovos. Escolhem locais com elevada temperatura e humidade onde põe milhares de ovos. Após eclodirem do ovo, as carraças vão passar por diferentes fases de desenvolvimento ao longo da vida (larva, ninfa e adulta) tendo de ingerir sangue de um hospedeiro para sobreviver e evoluir. A ingestão de sangue faz-se durante vários dias, no final dos quais a carraça cai no solo para passar para a fase seguinte de desenvolvimento. Quando não estão sobre o animal as carraças são dependentes do ambiente. Se as condições ambientais forem favoráveis, elas empoleiram-se na parte mais alta da vegetação para se fixarem num novo hospedeiro que passe por aquele local.
Em Portugal podemos encontrar:

Rhipicephalus sanguineus ou carraças pardas do cão: são as mais comuns. Parasitam cães alojando-se muitas vezes nas orelhas e pescoço. Têm preferência por viver em zonas citadinas, com pouca vegetação como jardins e parques onde habitem ou passem cães podendo inclusivamente viver dentro dos canis. Quando vivem dentro das construções podem completar o seu ciclo de vida mais rapidamente (1 ano). São mais activas na Primavera e Outono sendo transmissoras da Piroplasmose (babesia) e Ehrlichiose, doenças que também podem transmitir ao Homem.

Ixodes ricinus: são abundantes nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança sendo ainda encontrada em zonas do Alentejo junto da fronteira. Preferem bosques onde haja grande quantidade de folhas caídas, com temperaturas amenas e humidade. Os cães são hospedeiros das ninfas e os adultos são parasitas de aves, roedores selvagens e ruminantes (veados e bovinos). As ninfas são pequenas e difíceis de detectar e estão mais activas na Primavera. Este género de carraças transmite alguns vírus e a Borreliose ou doença de Lyme, que pode afectar o Homem de forma muito grave.

Dermacentor reticulatus: são as únicas carraças com um padrão de manchas escuras e claras. No nosso país restringem-se às zonas húmidas dos distritos da Guarda, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo. Preferem zonas de grande humidade, sem árvores e com pouca vegetação. Geralmente são vistas entre Outubro e Março, parando a sua actividade caso haja neve. São parasitas exclusivos dos carnívoros domésticos (cão e gato) e silvestres (raposas) transmitindo a Piroplasmose (Babesia).

A eliminação destes parasitas do animal deve ser feita o mais rapidamente possível, antes que tenham possibilidade de lhe transmitir alguma doença ou de lhe causar anemia. Ao eliminar as carraças consegue-se ainda evitar que a fêmea sobreviva e ponha ovos no ambiente ou no canil. Para isso existem vários produtos no mercado, em forma de coleiras, sprays e pipetas (spot-on) que são eficazes a eliminar e a repelir carraças e também pulgas, piolhos e o mosquito que transmite a Leishmaniose. Para saber qual o produto mais adequado para o seu cão ou gato informe-se junto do seu médico veterinário.
Falaremos das doenças que as carraças transmitem em breve.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ser veterinário!


“É ganhar amigos de pêlos e penas…”

É ganhar lambidelas no rosto, arranhadelas nas mãos, é levar dentadas.
É pedir-lhes que digam o que lhes dói e receber o silêncio.
É dar-lhes carinho e recebe-lo com juros escandalosos. É dar-lhes mimos e receber desconfianças.
É falar e perceber a sua linguagem muda. E ser por vezes tradutor.
É ser descriminado pela cor da sua roupa de trabalho e pelo local onde sempre se encontram.
É vê-los entrar de costas viradas e arrastados pelas trelas. É vê-los receber injecções, ser suturados, palpados e magoados com o rabo a abanar.
É conhece-los pelo nome e saber que eles nunca conhecerão o nosso.
É rir a bandeira despregadas com as histórias insólitas. É ter vontade de chorar com as tristezas (de espírito?).
É ser o sol que ilumina um dia de verão quando tudo corre bem. É ser o culpado da tempestade que se abate nessa hora.
É ter medo de não vencer a luta a favor da imortalidade. É ficar feliz quando se ganha uma dessas batalhas.
É sentir-se impotente quando os que mandam nessas vidas desistem.
É o mágico que adivinha os pensamentos, que descobre as inverdades, que transforma o partido em inteiro. Que tira o coelho da cartola e o transforma de seguida em pomba.
É ter que saber de 1001 espécies todas diferentes.
É tratar do mais pequeno e usar lupa. É tratar do maior e usar escadote.
É ser tomado a sério, e não ver seguidas as suas instruções.
É explicar mil vezes e ver mil vezes que não alcançaram.
É o ombro amigo do amigo dos 4 patas. Que o ouve num domingo, numa noite, que tenta perceber se é grave ou inofensivo por um telefonema.
É ser-se profissional e amigo do peito.
É ter o peso nos ombros de ter de ser capaz. É ter que descobrir uma agulha num palheiro, sem gastar muito dinheiro.
É ver que esperam que seja o sistema nacional de saúde, ter todos os meios, estar sempre disponível e ser gratuito…
É importar-se e ir para casa preocupado. É falhar e ter que viver com a falha.
É ter vontade de desistir! Mas continuar!
É ser-se compensado, por aqueles olhares, por aquele miado, por aquela lambidela… daqueles amigos com pêlos e penas…

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Anúncio no "Correio da Manhã"

Piada ou realidade??? Seja como for muito bem feito! Anúncio no " Correio da Manhã":
PRETA E SOLTEIRA :

Procuro companheiro macho, a origem étnica não é importante. Sou muito boa fêmea e adoro BRINCADEIRAS. Gosto muito de passeios nas matas gosto de andar de jeep, de viagens para caçar, acampar e pescar, de noites de inverno aconchegadas junto à lareira. Jantares à luz de velas fazem que vá comer-lhe à mão. Quando voltar a casa do trabalho esperá-lo-ei à porta, vestindo apenas o que a natureza me deu. Telefone para 218756420 e pergunte pela Micas. Aguardo notícias suas...
RESULTADO DO ANÚNCIO: Mais de 15.000 homens deram por si a telefonar para a Sociedade Protectora dos Animais - Secção de Caninos....

domingo, 14 de junho de 2009

I Cãominhada do Concelho da Guarda - 04/07/09


A Câmara Municipal da Guarda, através da Divisão de Serviços Urbanos e do Canil Municipal, levará a efeito no dia 4 de Julho de 2009, a I CãoMinhada do Concelho da Guarda. Trata-se de uma actividade aberta a todos os que pretendam passar um dia diferente, próximo da natureza e na companhia do seu fiel amigo, prevendo-se uma forte adesão da comunidade local.

Assim, e sabendo que todos juntos nunca seremos suficientes para fazer cumprir a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, vimos por este meio convidá-los a participar na actividade em causa, a realizar dia 4 de Julho de 2009, preferencialmente na companhia do Vosso fiel amigo, embora sejam bem vindos todos os que vierem por bem.

No site www.icaominhadaguarda.yolasite.com podem efectuar a inscrição e obter toda a informação referente à actividade.

Para além da Vossa indispensável presença, solicitamos que nos ajudem na divulgação do evento.


Em nome de todos os animais alojados em Canis Municipais, MUITO OBRIGADA!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Macho ou fêmea?


Deixe um comentário com as vantagens e desvantagens que vê em ter uma mascote macho ou fêmea.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Os animais abandonados – Que solução? 1ªParte ESTERILIZAÇÃO

Sabia que um casal de cães pode originar em gerações sucessivas no final de 10 anos, a uma média de 2 ninhadas por ano com 2 a 8 filhotes por ninhada, 80.399.780 cachorros? 80 milhões de cachorros em 10 anos… E tudo começa com 1 casal de cães… Assustador, não é?
Quais as causas de existirem tantos animais abandonados? Para se encontrar soluções convém olhar primeiro para o que está na origem do problema. As causas são várias. O excesso de população de animais, a mentalidade das pessoas, a indiferença da sociedade em geral, etc…
Como é óbvio, se os cães e os gatos fossem poucos, de difícil reprodução, não existiriam animais abandonados. Haveria sempre alguém que desistisse da posse deles, que os maltratasse, que os abandonasse, mas haveria pessoas que cuidassem deles e os recolhessem e os protegessem. No estado actual o saldo fica negativo: 10000 pessoas que não se importam, 1000 que tratam mal, 100 que cuidam dos animais abandonados (se calhar menos). E os cães e gatos vadios a multiplicarem-se, e os cães e gatos com dono a multiplicarem-se e a serem dados e alguns a transformarem-se em animais vadios que continuam a multiplicar-se… A guerra está definitivamente perdida.
Portanto a primeira solução seria a esterilização em massa de todos os animais que não se destinem à reprodução. A iniciativa deveria ser a acção principal das entidades de protecção dos animais. Poderia ser uma actividade dos municípios pois está provado que fica mais barato e é mais eficaz, esterilizar em massa do que capturar, alojar e abater os animais errantes. Deveria ser uma preocupação de todos nós!