quinta-feira, 5 de novembro de 2015

O que fazer quando o seu cão come as fezes?



Quando o seu cão ingere fezes (coprofagia) pode pensar que não lhe está a oferecer a dose certa de comida ou que este tem deficiências nutricionais, mas a verdade é que este acto é uma forma comum de eles passarem o tempo, que apesar de normal, não é agradável! Um exemplo deste hábito são as fêmeas em lactação que para estimularem os cachorros a defecar lambem a região anal, não parando de os lamber mesmo quando estes começam a defecar. A atenção do dono também deve ser redobrada quando o seu cão coabita com gatos, porque este adora comer as fezes do companheiro felino, enquanto que, os cães que não partilhem o seu espaço com gatos não têm tanta tendência para o fazer.

Mas porque é que as fezes despertam tanto interesse no seu animal?
Tudo começou há milhares de anos! Originalmente os cães domésticos eram caçadores e, com o passar dos anos, os descendestes tornaram-se recolectores. Esta tendência para comerem tudo o que encontram ainda pode ser observada nos dias de hoje nos animais de rua. Enquanto muitos cães tem um lar e refeições frescas diariamente, outros não tem outra opção a não ser viver na rua e aproveitar restos humanos e fezes. Porém alguns animais apesar de terem um lar mantêm este hábito.

O que fazer para evitar que o seu cão coma as fezes? 
Pode tentar utilizar produtos repelentes que tornam o sabor das fezes desagradável, ou mesmo colocar pimenta durante algum tempo para que naturalmente o seu animal sinta repulsa do cheiro da pimenta e das fezes. Mas a forma com mais sucesso é negar o acesso as fezes limpando-as o mais rápido possível. Não perca tempo a bater ao seu cão, porque a tendência deste é continuar a comer as fezes mas apenas quando o dono não está. Em vez disso, chame-o assim que este defecar e recompense-o quando este vem na sua direcção e ignora as fezes. 

Adaptado de: http://drsophiayin.com/blog/entry/poop-eating_in_pups